sábado, 11 de fevereiro de 2012

[Tutorial] Salvando e carregando jogos.

ENGINE: Game Maker
NÍVEL: intermediário
TEMA: Salvar e carregar jogos.
PRÉVIA:Hoje venho lhes trazer um tutorial sobre como salvar e carregar jogos no Game Maker,para isso vamos usar as janelas padrão do Windows, que abrem quando realizamos estas tarefas nos nossos arquivos.
DIREITOS: Este tutorial não pode ser copiado nem exibido em outros locais na internet sem a devida autorização do autor.Caso tenha interesse em usá-lo ,contate-me.




SALVANDO O JOGO
Vamos iniciar salvando o nosso jogo, para isso,usaremos a função game_save().
Antes de salvar,será nscessário que o jogador escolha o local a ser salvo,e aí usaremos a função get_save_filename(),que retornará o caminho escolhido pelo usuário.
Aí vão os códigos,com explicação nos comentários:

//vamos abrir a janela de sav game,ela só vai mostrar arquivos com a terminação .sav:
//a variável s, irá guardar o nome do arquivo que o usuário digitou.

s=get_save_filename('Saves|*.sav;',"")
//se o nome do arquivo for válido, ou seja diferente de uma string vazia:
//salvar o jogo com o nome+a terminação .sav

if s!="" game_save(s+".sav")
//Atenção: Vc pode criar sua própria terminação, substituindo o .sav pela terminação desejada, EX: .brum



*Este código deve ser colocado em eventos não repetitivos, como no click em um botão,no create ou destroy de um objeto,no fim de uma room...



CARREGANDO O JOGO
Para carregar o jogo, vamos usar a função game_save().
Mas antes, vamos abrir a janela do windows,para escolhermos o aqruivo a ser carregado, usando a função get_open_filename(),que retornará o caminho escolhudo pelo usuário:
Códigos explicados:

//vamos abrir a janela de load game,ela só vai mostrar arquivos com a terminação .sav:
//a variável l, irá guardar o nome do arquivo que o usuário digitou
.
l=get_open_filename('Saves|*.sav;',"")
//se o arquivo com o nome digitado existir,abrir o jogo salvo nele:
if file_exists(l) game_load(l)
//Atenção: Vc pode criar sua própria terminação, substituindo o .sav pela terminação desejada, EX: .brum


*Este código deve ser colocado em eventos não repetitivos, como no click em um botão,no create ou destroy de um objeto,no fim de uma room...




Fiz uma engine seguindo este tutorial, mas recomendo que você mesmo crie a sua, seguindo as instruções,para um mlehor aprendizado.
caso queiram baixar pra conferir:    DOWNLOAD

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