sábado, 11 de fevereiro de 2012

[Curso Gm 3D] Aula1: INICIANDO NO MODO 3D

ENGINE: Game Maker
NÍVEL: intermediário
TEMA: Game Maker, modo 3D .
PRÉVIA: Neste artigo eu pretendo abordar o tema , mas sem usar códigos, por enquanto, quero apenas passar os conceitos iniciais, para que nos próximos artigos da série ,vocês já tenham uma noção de como funciona o 3D no Game Maker..
DIREITOS: Este tutorial não pode ser copiado nem exibido em outros locais na internet sem a devida autorização do autor.Caso tenha interesse em usá-lo ,contate-me.


INTRODUÇÃO
  Se você nunca teve experiência com 3D no Game Maker, poderá parecer um pouco complicado pra você,criar um jogo 3D nele.Mas depois de estudos e treinos , tudo se tornará bem claro,e intuitivo, e te tornará possível,fazer seu jogo sem complicações.
   O Game Maker foi criado para fazer jogos, mas tendo total foco no 2D. A parte 3D é como que um bônus inserido de última hora pelo tio Overmars. Por isso muita gente diz que não dá pra se fazer bons jogos 3D nele, eu desminto,e digo que com um pouco de esforço você consegue sim fazer bons jogos nele.

A TERCEIRA DIMENSÃO
   A terceira dimensão é indicada em muitos locais como o eixo Y,porém no Game Maker o eixo é representado por  Z:



   As coordenadas 2D do GM são representadas pelas variáveis x e y por padrão, porém quando iniciamos a programação 3D nele, a variável z não é criada automaticamente, temos que criá-la manualmente.E este é
um dos primeiros erros de muitos makers que iniciam o 3D no GM. Portanto é de essencial importância,que você esteje sempre atento para essa variável, assim como está para x e y nos seus jogos 2D.
   Outro ponto importante a se considerar é que a coordenada y ficará invertida neste novo modo.
Em seus jogos 2D você poderá perceber que a origem do y(0,0) fica no canto esquerdo superior da sua tela,mas ao iniciar o modo 3D, esta origem vai passar para o canto esquerdo inferior, porém é uma coisa que às vezes passa batido por nós, já que a coordenada y,é que nos parece a nova coordenada.

A CÂMERA
   A parte essencial dos jogo 3D com certeza é a câmera,no GM a câmera é chamada de projeção,e é através dessa projeção que será renderizado o seu jogo,caberá ao Maker configurá-la e adaptá-la ao seu jogo. Uma regra que ele não pode esquecer jamais, é que todos os objetos do jogo deverão ter depths menores que o da câmera. Isso é nescessário para que sejam vistos corretamente.Isso ocorre porque o depth irá definir a camada de desenho na tela, e quando mais de um objeto estiver alinhado na tela, somente o de menor depth será visto, portanto se seu objeto tiver um depth menor que o da câmera, isso garante que ele será visualizado corretamente.

POTENCIAL
   Quando estamos em busca do aprendizado, uma coisa que nos estimula muito é ver o potencial que teremos ao fim dos estudos,portanto vou apresentar uma lista com as funções que o GM3D pode fazer:
Modelar formas básicas: ( Blocos,Elipsoids,Cones,Cilindros,Paredes,Solos.)
Modelar polígonos: (através de faces triangulares.)
Aplicar transformações: (rotação,posição,escala.)
Texturizar: (usa as backgrounds e até sprites para texturizar os modelos.)
Criar Neblina: (é um efeito visual que o GM usa para embaçar a visão mais distante.)
Criar iluminação: (criar efeitos de iluminação no jogo.)
Usar modelos: (criar,carregar e salvar modelos.)
Visão ortográfica: (é uma porjeção 2D que pode ser usada para desenhar sprites ou texto na tela.)

REFERÊNCIAS
   Então pra deixar você com água na boca,e ancioso pelos próximos artigos,aqui vai algumas screens,de jogos 3D feitos no Game Maker:

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