segunda-feira, 30 de julho de 2012

ANÁLISE DE SISTEMAS PARA JOGOS INDIES

Para Refletir:

Você já parou para pensar porque 99% dos seus projetos não chegam ao final esperado?
A resposta para essa pergunta pode estar no planejamento do seu projeto.
A análise de sistemas tem como objetivo permitir o planejamento,desenvolvimento e conclusão de um projeto.
No caso de pequenos projetos, nós até conseguimos fazer tudo sozinhos,transcrevendo o jogo da nossa mente para o computador. Mudando o rumo do projeto várias vezes,e alterando livremente a nossa idéia inicial.
Mas e no caso de projetos grandes,ou até de médio porte? Quando se tem uma idéia que irá desbancar a Blizard e a EA?? Como carregar todo o projeto na cabeça e conduzi-lo apenas com o seu cérebro???
E se for em equipe, como coordenar a equipe???
A resposta para essas perguntas está no planejamento do seu jogo. É ele quem vai possibilitar ao seu projeto chegar ao final,e atingir todos os objetivos esperados.


Planejamento

O Planejamento vai permitir traçar os objetivos do seu projeto,os detalhes técnicos,os recursos usados e o limite onde se poderá chegar.
Para um bom planejamento é nescessário levar em conta alguns aspectos:
*Anote:
Quando sentir o estalo do seu jogo,começar a conceber o seu jogo, corra e anote tudo quanto puder, o nosso cérebro é falho,e por muitas vezes um brainstorm pode fazer a gente esquecer de alguns projetos, dando mais atenção a outros,e no final não fazemos nenhum!
É importante que você anote todos os objetivos pretendidos com o projeto, eles serão o motivo pelo qual você deverá continuar o projeto.

*Organize as idéias:
Após descrever seu projeto de forma geral, organize suas idéias.
Separe a sua descrição por etapas, utilizando arquivos,títulos e subtítulos.
Abuse da organização!

*"Desenhe" o jogo:
Tá na hora de partir para os detalhes técnicos, defina todos os aspectos do jogo, como:
Plataforma,Gráfico,Jogabilidade,Áudio,Versões...
É nessa hora que você vai ver tudo o que imaginou quando teve o estalo começar a ganhar forma.
Descreva aquilo que foi visualizado na sua mente.
Se nescessário use imagens,vídeos e até slides para ilustrar suas idéias,pois assim elas não serão mais esquecidas. E te possibilita a apresentar a sua idéia a outras pessoas(sem que elas te chamem de louco!).

*"Defina" os recursos:
É importante que essa parte venha após as etapas anteriores, porque ela pode decidir pela efetuação ou não do projeto, se você fizesse ela no início,poderia comprometer sua idéia. O que não seria bom!!
Descreva quais as Engines,Programas,Métodos,Resources e Investimentos que o jogo terá.
Descreva também o saldo que você obtém para gastar nesses recursos,fontes de ganhos,e a forma e potencial de lucro do jogo.
Após essa etapa podemos ter idéia do valor gasto para o projeto,e viabilizar ou não a continuação do projeto.

*Divida o trabalho:
O trabalho já está a caminho, resta saber como e por quem será feito.
Existem 3formas de trabalho para um maker indie:
-Forever Alone: Você vai fazer tudo! É nescessário que você tenha habilidades variadas pra lidar com todos os aspectos do jogo, o tempo não será seu aliado,portanto é normal que seu projeto termine no próximo milênio depois de muito tempo além do esperado.
-OutSourcing: Você não tem uma equipe formal, e sim uma rede de contatos,com terceiros dispostos a te ajudar no projeto,remuneradamente ou por pelasaquismo não. Geralmente eses terceiros são bons em alguma área,e você poderá passar o trabalho especializado para eles. Os quisitos a se levar em conta são: O preço do trabalho,A confiabilidade do terceiro,O Prazo de entrega e a Qualidade do trabalho.
-Equipe: Você se une a pessoas interessadas no seu projeto e especializados em alguma área. É importante que a equipe seje liderada pelo Analista de Sistemas, pois ele sabe todos os detalhes do projeto e é o responsável por acompanhar o andamento. Divida o trabalho de forma que cada integrante faça aquilo que sabe fazer! Estipule prazos para entrega, cobre responsabilidade dos seus pupilos,e nunca deixe de forma nenhuma de acompanhar o andamento do projeto.
Para Makers Indies, eu dividiria a equipe da seguinte maneira:

-Analista de sistema> Pode ser você,desde que tenha os dons adequados! O Analista de Sistemas deve saber um pouco de cada área do jogo, pra que tenha uma base ao tomar decisões.
Ele faz o planejamento do projeto, definindo todos os recursos que serão usados, dividindo as tarefas entre a equipe. Coordena o projeto e a equipe e é o responsável pelo andamento do projeto e por alcançar sua meta final.

-Auxiliar de desenvolvimento> Geralmente é aquele cara que não tem nenhuma especialidade, mas que que mostra disposição para ajudar no que precisar!
Ele deve efetuar tarefas de cunho geral, ou tarefas específicas que vão ajudar os outros membros.
Outra função que pode ser delegada à ele são tarefas repetitivas ou menos importantes,como por exemplo, se vocês usam uma IDE, ele pode efetuar a estruturação do projeto nela.
Criando objetos e resources vazios para serem preenchidos pelos membros específicos.

-Programador> Eu diria que ele é o motor da equipe! Ele é quem vai programar o jogo,seguindo o roteiro criado pelo analista de sistemas, ele vai ser o responsável por fazer a transição entre rascunho e projeto,e fazer com que os resources criados pelos membros da equipe tenham utilidade.
É importante que a equipe tenha um programador inteligente,e que aceite opniões dele relacionadas ao funcionamento do jogo.

-Design gráfico> Como estamos falando de noobs querendo fazer um jogo makers indies,não é possível que se tenha na equipe um mebro para cada área gráfica, como: Spriter,Design,WebDesign,Mapper...
(se você puder ter,melhor ainda!)
Então o Design Gráfico vai ficar responsável pela parte dócil visível do jogo.
É importante que o Design trabalhe com prazos estipulados,e que os cumpra!
Pois muitas vezes o projeto pode ficar garrado,à espera do trabalho gráfico!

-Áudio Mixer>  Esse cara geralmente tem menos trabalho no projeto,mas seu trabalho é lento e geralmente tem mais prazos!A falta de jogadores críticos level99 bons acaba por não estimular a qualidade do áudio dos games indies, que geralmente tem a parte gráfica mais observada.
É importante que esse membro saiba trabalhar com formatos de arquivos de áudio diferentes.



Conclusão

Muito Bem!
+Criamos um PLANEJAMENTO.
-Tivemos um estalo.
-Descrevemos nossa idéia.
-Dividimos o trabalho.

A Análise de Sistemas parece gerar um trabalho inútil para o seu jogo, pois ela não faz parte das partes técnicas do jogo.Mas se engana quem pensa assim! Ela está longe de ser uma perca de tempo, e muito pelo contrário, ela permite que você veja bem no início os pontos fortes e fracos de uma idéia, e te dá a condição de desitir de um projeto que jamais daria certo,e que muitas vezes nós só descobrimos após perder nosso precioso dinheiro tempo nele.
Se você terminou todas as etapas ainda com a convicção que seu game vai Bombar, Parabéns, você está no caminho certo!!
Para nós seres alienígenashumanos é muito mais produtivo seguir um papel,do que segui nosso cérebro.
Portanto sua idéia deixa de existir nesse momento,ela passa a ser um projeto!
Um projeto planejado e pronto para ser executado!
A conclusão vai ser resultado do seu empenho e trabalho, é importante que você não desanime quando encontrar dificuldades, mantenha o foco definido no planejamento, e lembre-se que após a tempestade virá terremoto a bonança, e você irá colher o fruto do seu trabalho!!

Abraços  MrBrum!











Nenhum comentário:

Postar um comentário